contador de visitas

Seguidores

sábado, 9 de janeiro de 2010

CROMOTERAPIA PARA ANIMAIS


A Cromoterapia é o uso da energia das cores para a harmonização e equilíbrio do indivíduo.
A energia do sol era utilizada pelos egípcios, hindus, chineses e gregos, vários séculos antes da nossa era, antes de Cristo, exatamente.
A cor é o que define a existência das coisas para os nossos olhos, é a nossa primeira porta para o mundo. Os gregos veneravam o deus Hélio (Sol), considerado como "O Olho do Mundo", aquele que tudo vê. Os egípcios, por sua vez, possuíam templos de cura baseados no uso da luz solar, associados a complementos coloridos e banhos de sol, de acordo com o estado da pessoa e com as estações do ano.
Os hindus, veneravam Surya, o deus Sol, e, segundo estes, recebemos a energia vital (Ki) contida no ar que respiramos.

Hoje, a Cromoterapia já é muito popular. A cor é utilizada para curar e ajudar muitas pessoas e animais doentes e com problemas de stress.
O nosso corpo absorve a energia das cores pela vibração que estas emanam. Todos os órgãos, sistemas e funções do corpo, estão ligados aos sete centros de energia principais do organismo, os Chakras, e cada centro corresponde a uma das sete cores do espectro solar.
Pelas cores recebemos a energia que necessitamos para manter um corpo e mente sadios. Quando algo está em desarmonia, podemos fortificar os nossos Chakras, pelo uso consistente da cor.
Os animais não são diferentes , são formados por energia , possuem os vórtices de energia como nós , e são afetados por disfunções nessa energia também , causando futuras doenças.
Eles tambem podem se beneficiar da cromoterapia , assim como de qualquer terapia vibracional ou energética.
Antes de entrarmos na cromoterapia propriamente dita , temos que falar um pouco sobre os vórtices de energia, os chamados chacras.
Alguns Métodos Terapêuticos
A luz consiste em sete cores principais de energia:
- Vermelho
- Laranja
- Amarelo
- Verde
- Azul
- Indigo
- Violeta

Uma das maneiras que o cromoterapeuta utiliza para diagnosticar o paciente é através da análise da sua aura, que reflete o estado de equilíbrio em que nos encontramos.

A Cromoterapia produz mudanças na aura utilizando diferentes técnicas:

Luz artificial e filtros coloridos: Tratamento feito à base de lâmpadas de cores diferentes.

Água "cromatizada": Tratamento feito a partir da água energizada pelos raios solares em recipientes de diversas cores.

Alimentação: Tratamento feito à base dos alimentos e das suas diferentes cores.

Meditação e visualização: Tratamentos baseados em exercícios de auto-equilíbrio e visualização de cores.

Vestuário: As cores das roupas que usamos têm influência no nosso estado de espírito.
As Cores e as suas Propriedades

Cores quentes:
- Vermelho
- Laranja
- Amarelo

Cores frias:
- Verde
- Azul
- Violeta

Cores complementares:
- Vermelho
- Verde
- Laranja
- Azul
- Amarelo
- Violeta

Vermelho: É a primeira cor do espectro eletromagnético visível. É a cor mais quente e mais densa. Associa-se à energia, saúde e vitalidade. Sintoniza-se com o Chakra da Raiz e exerce um poderoso efeito revigorante. Aquece, estimula a circulação. É um energizante do fígado, do físico em geral e do sistema muscular. É estimulante para o hemisfério cerebral esquerdo, nervos sensoriais, o fluído da espinha, sistema nervoso simpático, hemoglobina, circulação sanguínea, carências olfativas, visão, audição, tato e paladar.
Descongestiona as mucosas e descontrai os músculos.

Distúrbios que podem ser tratados pelo Vermelho:
- Apatia- Desânimo- Depressão- Estado de indiferencia
- Melancolia- Estado de abatimento- Cansaço físico
- Preguiça- Falta de vitalidade- Anemia- Doenças do foro sanguíneo- Deficiências circulatórias- Pressão baixa- Asma
- Bronquite- Constipação- Debilidade física- Hipotermia
- Paralisia- Pneumonia- Prisão de ventre- Problemas menstruais
- Tuberculose

É contra-indicado nos seguintes casos:
- Deficientes mentais- Perturbações emocionais- animais violentos- animais agitados- animais agressivos- Temperamentos xcitados - Raiva- Impaciência- Irritação- Impulsividade- nflamações- Infecções- Febre- Hipertensão- Neurite- Úlceras

Laranja: Cor quente, combina as qualidades físicas do vermelho com as mentais do Amarelo. Possui um efeito vitalizante, porém de forma mais branda que o Vermelho. Associa-se à alegria, jovialidade e prazer. Sintoniza-se com o Chakra Sexual e possui a característica de nos colocar em contacto com as nossas emoções, aliviar repressões e impulsionar-nos em direcção à vida. Estimula a criatividade e a assimilação de ideias novas para a libertação de limitações e complexos de culpa. É tônica e energizadora, com um efeito anti-fadiga. É estimulante da circulação sanguínea, do metabolismo do cálcio, da tiróide, dos hormonios em geral e da produção de leite materno. Age sobre o processo de assimilação de nutrientes, sobre o baço, o pâncreas, fígado, vesícula, rins (areias e pedras) e alergias.
Fortaleçe os pulmões e os ossos.

Distúrbios que podem ser tratados pelo Laranja:
- Falta de vitalidade- Falta de motivação - Tristeza- Depressão
- Prostração- Cansaço físico - Inibição- Repressão- Timidez
- Situações de choque ou traumas - Bronquite-Cálculos biliares- Reumatismo- Artrite- Doenças dos rins e bexiga- Epilepsia - Doenças da tiróide - Problemas pulmonares- Disfunções sexuais
- Problemas intestinais- Constipações- Lombalgias- Tumores malígnos e benígnos

É contra-indicado nos seguintes casos:
- animais extremamente sensiveis

Amarelo: Cor quente. Associa-se à felicidade, sociabilidade, divertimento e também ao intelecto e à sabedoria. Sintoniza-se com o Chakra do Plexo Solar e está ligado à auto-satisfação e realização pessoal. Estimula e purifica o fígado, os intestinos, o sistema linfático e a pele. Energiza o processo digestivo e o sistema nervoso. Estimula os nervos motores, a digestão, o fluxo da bílis e do pâncreas. Gera energia para os músculos.

Distúrbios que podem ser tratados pelo Amarelo:
- Desespero- Melancolia- Depressão- Letargias mentais
- Dificuldades de concentração- Dificuldades de aprendizagem
- Esgotamentos nervosos- Insegurança- Medos - Falta de auto-confiança- Problemas no baço- Diabetes- Eczemas- Problemas de fígado- Flatulência- Hemorróidas- Indigestão- Paralisia
- Prisão de ventre- Problemas digestivos- Problemas renais

É contra-indicado nos seguintes casos:

- Diarréia- Febre- Inflamações- Infecções- Nevralgias- Excitação


Verde: É a quarta cor do espectro eletromagnético e considerada neutra em termos de temperatura. É a cor do equilíbrio. Associa-se à esperança e fertilidade; sintoniza-se com o Chakra do Coração e exerce um efeito calmante sobre o sistema nervoso. Também é regeneradora dos músculos, tecidos e ossos. Combate infecções, inflamações e intoxicações. Alivia tensões e emoções; estimula a hipófise.

Distúrbios que podem ser tratados pelo Verde:
- Doenças nervosas- Esgotamentos- Estimulação excessiva
- Irritabilidade- Tensão muscular- Ciúmes- Inveja- Mágoas
- Problemas pulmonares- Asma- Bronquites- Cólicas- Doenças hepáticas- Doenças venéreas- Hemorróidas- Hipertensão
- Laringite- Nevralgias- Problemas cardiovasculares- Lombalgias
- Sinusite- Úlceras- Temperamento violento


Azul: É a quinta cor do espectro eletromagnético e uma cor fria. Associada à calma, harmonia, serenidade, confiança e paz. Sintoniza-se com o Chakra da Garganta e tem um efeito extremamente calmante e relaxante, ainda mais que o verde. Possui propriedades antissépticas, analgésicas e bactericidas. É refrescante e combate o estado febril, úlceras, abcessos e doenças infecciosas em geral. Aumenta a defesa do organismo, diminui o ritmo cardíaco e reduz o calor do corpo.

Distúrbios que podem ser tratados pelo azul:
- Cólera - Agressividade- Raiva- Agitação- Inquietação- Irritação
- Hiperatividade- Comichões- Colapsos- Cólicas- Inflamações bucais- Diarreia- Disenteria- Doenças da garganta- Febre
- Doenças gastrointestinais- Doenças renais- - Epilepsia - Glaucoma- Hidrofobia- Icterícia- Inflamação dos olhos-
- Doenças de pele - Queimaduras - Úlceras do duodeno
- Vômitos - Hemorragias- Problemas da tiróide

É contra-indicado nos seguintes casos:
- Depressão - Paralisia - Constipações

Índigo: Cor fria, resultante da combinação do violeta com o azul. Associa-se à psique e está ligada aos processos mentais. Sintoniza-se com o Chakra do Terceiro Olho e tem um efeito libertador e purificador da mente. É considerada um excelente anestésico e coagulante natural da corrente sanguínea. Depressora da tiróide; aumenta a defesa imunológica. Purifica a corrente sanguínea, tonifica os músculos e acalma a respiração.

Distúrbios que podem ser tratados pelo Índigo:

- Obssessões- Doenças nervosas- Bronquite- Cataratas
- Convulsões - Dispepsia- Doenças da garganta
- Doenças do nariz- Doenças visuais- Doenças auditivas
- Problemas olfativos- Paralisia facial- Pneumonia
- Problemas pulmonares- Problemas hormonais

Violeta: É a sétima cor do espectro eletromagnético visível. Possui o maior grau de vibração e é a menos densa de todas. Cor fria e associa-se à inspiração espiritual. Sintoniza-se com o Chakra da Coroa e purifica a transmutação de processos mentais. É estimulante do sistema imunológico, pois ativa a produção de leucócitos (glóbulos brancos) no sangue. É cicatrizante, desinfetante e purificadora. Ameniza os estados de irritação.

Distúrbios que podem ser tratados pelo Violeta:
- Perturbações mentais- Neuroses- Obssessões
- Abalos mentais- Stress- Cãibras- Ciática- Crescimento dos ossos
- Problemas de bexiga - Epilepsia - Problemas de pele- Reumatismo- Problemas renais- Tumores- Sistema imunológico enfraquecido - Disfunções hormonais- Problemas cerebrais

Rosa: Associa-se ao amor incondicional. É considerada eficiente para colocar as pessoas num estado de espírito afetuoso. Sintoniza-se também com o Chakra do Coração e pode ser usada sozinha ou em conjunto com o Verde.
É considerada eficiente para aliviar as sensações de "coração partido", "dor de cotovelo", rejeições e perdas afetivas.

Distúrbios que podem ser tratados pelo Rosa:
- Mágoas
- Ciúmes
- Egoísmo
- Possessividade
- Problemas de auto-estima relacionados a rejeições, abandonos, perdas afetivas, "coração partido" e traição
- Disfunções nos órgãos reprodutores

Turquesa: É uma cor calmante, que dá um aspecto juvenil e refrescante, estimulando a espontaneidade.
Tem os mesmos atributos que o Azul.


Branco: É a inocência, a pureza e o regresso à infância. Transmite calma, harmonia, paz e potencializa todas as outras cores.


















A Cromoterapia é o uso da energia das cores para a harmonização e equilíbrio do indivíduo.
A energia do sol era utilizada pelos egípcios, hindus, chineses e gregos, vários séculos antes da nossa era, antes de Cristo, exatamente.
A cor é o que define a existência das coisas para os nossos olhos, é a nossa primeira porta para o mundo. Os gregos veneravam o deus Hélio (Sol), considerado como "O Olho do Mundo", aquele que tudo vê. Os egípcios, por sua vez, possuíam templos de cura baseados no uso da luz solar, associados a complementos coloridos e banhos de sol, de acordo com o estado da pessoa e com as estações do ano.
Os hindus, veneravam Surya, o deus Sol, e, segundo estes, recebemos a energia vital (Ki) contida no ar que respiramos.

Hoje, a Cromoterapia já é muito popular. A cor é utilizada para curar e ajudar muitas pessoas e animais doentes e com problemas de stress.
O nosso corpo absorve a energia das cores pela vibração que estas emanam. Todos os órgãos, sistemas e funções do corpo, estão ligados aos sete centros de energia principais do organismo, os Chakras, e cada centro corresponde a uma das sete cores do espectro solar.
Pelas cores recebemos a energia que necessitamos para manter um corpo e mente sadios. Quando algo está em desarmonia, podemos fortificar os nossos Chakras, pelo uso consistente da cor.
Os animais não são diferentes , são formados por energia , possuem os vórtices de energia como nós , e são afetados por disfunções nessa energia também , causando futuras doenças.
Eles tambem podem se beneficiar da cromoterapia , assim como de qualquer terapia vibracional ou energética.
Antes de entrarmos na cromoterapia propriamente dita , temos que falar um pouco sobre os vórtices de energia, os chamados chacras.
Alguns Métodos Terapêuticos
A luz consiste em sete cores principais de energia:
- Vermelho
- Laranja
- Amarelo
- Verde
- Azul
- Indigo
- Violeta

Uma das maneiras que o cromoterapeuta utiliza para diagnosticar o paciente é através da análise da sua aura, que reflete o estado de equilíbrio em que nos encontramos.

A Cromoterapia produz mudanças na aura utilizando diferentes técnicas:

Luz artificial e filtros coloridos: Tratamento feito à base de lâmpadas de cores diferentes.

Água "cromatizada": Tratamento feito a partir da água energizada pelos raios solares em recipientes de diversas cores.

Alimentação: Tratamento feito à base dos alimentos e das suas diferentes cores.

Meditação e visualização: Tratamentos baseados em exercícios de auto-equilíbrio e visualização de cores.

Vestuário: As cores das roupas que usamos têm influência no nosso estado de espírito.
As Cores e as suas Propriedades

Cores quentes:
- Vermelho
- Laranja
- Amarelo

Cores frias:
- Verde
- Azul
- Violeta

Cores complementares:
- Vermelho
- Verde
- Laranja
- Azul
- Amarelo
- Violeta

Vermelho: É a primeira cor do espectro eletromagnético visível. É a cor mais quente e mais densa. Associa-se à energia, saúde e vitalidade. Sintoniza-se com o Chakra da Raiz e exerce um poderoso efeito revigorante. Aquece, estimula a circulação. É um energizante do fígado, do físico em geral e do sistema muscular. É estimulante para o hemisfério cerebral esquerdo, nervos sensoriais, o fluído da espinha, sistema nervoso simpático, hemoglobina, circulação sanguínea, carências olfativas, visão, audição, tato e paladar.
Descongestiona as mucosas e descontrai os músculos.

Distúrbios que podem ser tratados pelo Vermelho:
- Apatia- Desânimo- Depressão- Estado de indiferencia
- Melancolia- Estado de abatimento- Cansaço físico
- Preguiça- Falta de vitalidade- Anemia- Doenças do foro sanguíneo- Deficiências circulatórias- Pressão baixa- Asma
- Bronquite- Constipação- Debilidade física- Hipotermia
- Paralisia- Pneumonia- Prisão de ventre- Problemas menstruais
- Tuberculose

É contra-indicado nos seguintes casos:
- Deficientes mentais- Perturbações emocionais- animais violentos- animais agitados- animais agressivos- Temperamentos xcitados - Raiva- Impaciência- Irritação- Impulsividade- nflamações- Infecções- Febre- Hipertensão- Neurite- Úlceras

Laranja: Cor quente, combina as qualidades físicas do vermelho com as mentais do Amarelo. Possui um efeito vitalizante, porém de forma mais branda que o Vermelho. Associa-se à alegria, jovialidade e prazer. Sintoniza-se com o Chakra Sexual e possui a característica de nos colocar em contacto com as nossas emoções, aliviar repressões e impulsionar-nos em direcção à vida. Estimula a criatividade e a assimilação de ideias novas para a libertação de limitações e complexos de culpa. É tônica e energizadora, com um efeito anti-fadiga. É estimulante da circulação sanguínea, do metabolismo do cálcio, da tiróide, dos hormonios em geral e da produção de leite materno. Age sobre o processo de assimilação de nutrientes, sobre o baço, o pâncreas, fígado, vesícula, rins (areias e pedras) e alergias.
Fortaleçe os pulmões e os ossos.

Distúrbios que podem ser tratados pelo Laranja:
- Falta de vitalidade- Falta de motivação - Tristeza- Depressão
- Prostração- Cansaço físico - Inibição- Repressão- Timidez
- Situações de choque ou traumas - Bronquite-Cálculos biliares- Reumatismo- Artrite- Doenças dos rins e bexiga- Epilepsia - Doenças da tiróide - Problemas pulmonares- Disfunções sexuais
- Problemas intestinais- Constipações- Lombalgias- Tumores malígnos e benígnos

É contra-indicado nos seguintes casos:
- animais extremamente sensiveis

Amarelo: Cor quente. Associa-se à felicidade, sociabilidade, divertimento e também ao intelecto e à sabedoria. Sintoniza-se com o Chakra do Plexo Solar e está ligado à auto-satisfação e realização pessoal. Estimula e purifica o fígado, os intestinos, o sistema linfático e a pele. Energiza o processo digestivo e o sistema nervoso. Estimula os nervos motores, a digestão, o fluxo da bílis e do pâncreas. Gera energia para os músculos.

Distúrbios que podem ser tratados pelo Amarelo:
- Desespero- Melancolia- Depressão- Letargias mentais
- Dificuldades de concentração- Dificuldades de aprendizagem
- Esgotamentos nervosos- Insegurança- Medos - Falta de auto-confiança- Problemas no baço- Diabetes- Eczemas- Problemas de fígado- Flatulência- Hemorróidas- Indigestão- Paralisia
- Prisão de ventre- Problemas digestivos- Problemas renais

É contra-indicado nos seguintes casos:

- Diarréia- Febre- Inflamações- Infecções- Nevralgias- Excitação


Verde: É a quarta cor do espectro eletromagnético e considerada neutra em termos de temperatura. É a cor do equilíbrio. Associa-se à esperança e fertilidade; sintoniza-se com o Chakra do Coração e exerce um efeito calmante sobre o sistema nervoso. Também é regeneradora dos músculos, tecidos e ossos. Combate infecções, inflamações e intoxicações. Alivia tensões e emoções; estimula a hipófise.

Distúrbios que podem ser tratados pelo Verde:
- Doenças nervosas- Esgotamentos- Estimulação excessiva
- Irritabilidade- Tensão muscular- Ciúmes- Inveja- Mágoas
- Problemas pulmonares- Asma- Bronquites- Cólicas- Doenças hepáticas- Doenças venéreas- Hemorróidas- Hipertensão
- Laringite- Nevralgias- Problemas cardiovasculares- Lombalgias
- Sinusite- Úlceras- Temperamento violento


Azul: É a quinta cor do espectro eletromagnético e uma cor fria. Associada à calma, harmonia, serenidade, confiança e paz. Sintoniza-se com o Chakra da Garganta e tem um efeito extremamente calmante e relaxante, ainda mais que o verde. Possui propriedades antissépticas, analgésicas e bactericidas. É refrescante e combate o estado febril, úlceras, abcessos e doenças infecciosas em geral. Aumenta a defesa do organismo, diminui o ritmo cardíaco e reduz o calor do corpo.

Distúrbios que podem ser tratados pelo azul:
- Cólera - Agressividade- Raiva- Agitação- Inquietação- Irritação
- Hiperatividade- Comichões- Colapsos- Cólicas- Inflamações bucais- Diarreia- Disenteria- Doenças da garganta- Febre
- Doenças gastrointestinais- Doenças renais- - Epilepsia - Glaucoma- Hidrofobia- Icterícia- Inflamação dos olhos-
- Doenças de pele - Queimaduras - Úlceras do duodeno
- Vômitos - Hemorragias- Problemas da tiróide

É contra-indicado nos seguintes casos:
- Depressão - Paralisia - Constipações

Índigo: Cor fria, resultante da combinação do violeta com o azul. Associa-se à psique e está ligada aos processos mentais. Sintoniza-se com o Chakra do Terceiro Olho e tem um efeito libertador e purificador da mente. É considerada um excelente anestésico e coagulante natural da corrente sanguínea. Depressora da tiróide; aumenta a defesa imunológica. Purifica a corrente sanguínea, tonifica os músculos e acalma a respiração.

Distúrbios que podem ser tratados pelo Índigo:

- Obssessões- Doenças nervosas- Bronquite- Cataratas
- Convulsões - Dispepsia- Doenças da garganta
- Doenças do nariz- Doenças visuais- Doenças auditivas
- Problemas olfativos- Paralisia facial- Pneumonia
- Problemas pulmonares- Problemas hormonais

Violeta: É a sétima cor do espectro eletromagnético visível. Possui o maior grau de vibração e é a menos densa de todas. Cor fria e associa-se à inspiração espiritual. Sintoniza-se com o Chakra da Coroa e purifica a transmutação de processos mentais. É estimulante do sistema imunológico, pois ativa a produção de leucócitos (glóbulos brancos) no sangue. É cicatrizante, desinfetante e purificadora. Ameniza os estados de irritação.

Distúrbios que podem ser tratados pelo Violeta:
- Perturbações mentais- Neuroses- Obssessões
- Abalos mentais- Stress- Cãibras- Ciática- Crescimento dos ossos
- Problemas de bexiga - Epilepsia - Problemas de pele- Reumatismo- Problemas renais- Tumores- Sistema imunológico enfraquecido - Disfunções hormonais- Problemas cerebrais

Rosa: Associa-se ao amor incondicional. É considerada eficiente para colocar as pessoas num estado de espírito afetuoso. Sintoniza-se também com o Chakra do Coração e pode ser usada sozinha ou em conjunto com o Verde.
É considerada eficiente para aliviar as sensações de "coração partido", "dor de cotovelo", rejeições e perdas afetivas.

Distúrbios que podem ser tratados pelo Rosa:
- Mágoas
- Ciúmes
- Egoísmo
- Possessividade
- Problemas de auto-estima relacionados a rejeições, abandonos, perdas afetivas, "coração partido" e traição
- Disfunções nos órgãos reprodutores

Turquesa: É uma cor calmante, que dá um aspecto juvenil e refrescante, estimulando a espontaneidade.
Tem os mesmos atributos que o Azul.


Branco: É a inocência, a pureza e o regresso à infância. Transmite calma, harmonia, paz e potencializa todas as outras cores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário